Blog Layout

GFTeam Porto e Carlos Cobrinha BJJ confirmam presença no Coimbra International Cup de Jiu-Jitsu

por DIOGO SANTAREM • Mar 22, 2024

A comunidade do Jiu-Jitsu portuguesa já está em contagem regressiva para o Coimbra International Cup, primeiro evento a ser realizado pela ISBJJA – em parceria com a CBJJD – em 2024 e que está marcado para o dia 11 de maio, em Coimbra, Portugal.


O campeonato faz parte dos planos da Federação de lançar o Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu, reunindo etapas na Espanha e em Portugal, e a expectativa é que grandes times e atletas estejam presentes.

Com inscrições abertas até 3/05 no site www.isbjj.com – dúvidas através do Whatsapp +34 605 581 335 -, o Coimbra International Cup, inclusive, já conta com equipes de destaque confirmadas, entre elas a GFTeam Porto e o Carlos Cobrinha BJJ, lideradas pelos faixas-preta Thiago Andrade e Carlos Eduardo “Cobrinha”, respectivamente.

Carlos Cobrinha BJJ

Carlos Eduardo, o “Cobrinha”, começou a treinar Jiu-Jitsu em 1993/94 e é faixa-preta 4º grau. Cria da escola Brazilian Fight / Carlson Gracie, o brasileiro competiu bastante nas faixas coloridas, mas depois investiu em outro lado do esporte. Formado em Jornalismo, trabalhou no canal Combate, cobriu edições do UFC, até que decidiu retornar à arte suave e hoje vem liderando a sua própria academia em Portugal.

“Nossa equipe cresceu bastante em número de alunos, tivemos graduações no final do ano passado, então estou querendo testar muitos alunos nessas novas faixas, em novos desafios. Vai ser um recomeço para muitos alunos. Graduação nova, vida nova. Queremos aumentar o nosso número de competidores, a maioria ainda não luta, mas aos poucos eles estão pegando o gosto, principalmente ao ver um colega com medalhas, títulos. E claro, o Coimbra International Cup é uma ótima oportunidade de colocar a galera em ação”, disse Cobrinha, que continuou:

“Com a liderança do Rogério Gavazza, a ISBJJA chegou trazendo eventos de qualidade, e eu opto por botar meus alunos para lutar em eventos assim, com uma boa estrutura, organização, para ser uma experiência legal. O evento de Jiu-Jitsu, ele é um todo… Não é só chegar, lutar, ganhar e voltar com uma medalha. Acho que gira em torno da experiência também, de a pessoa se sentir grandiosa, ter um dia legal com sua família e amigos, e a Federação faz isso. É uma boa opção para crianças, adultos e masters lutarem”.

Cobrinha ainda analisou o cenário do Jiu-Jitsu em Portugal, segundo ele, em franco crescimento: “Eu cheguei aqui tem cinco anos e a minha escola particularmente vai completar quatro. E nesse tempo, o Jiu-Jitsu deu uma boa alavancada, a gente vê isso não só pelas competições, pela quantidade de atletas, mas de academias, professores e até pelos resultados dos portugueses nos principais campeonatos”, analisou o faixa-preta.

GFTeam Porto

Já Thiago Andrade, representante da GFTeam, se mudou para Portugal em 2016, quando abriu uma filial do time carioca no Porto. Formado em Arquitetura, porém que mudou de vida em busca da sua paixão pela arte suave, Thiago, também conhecido como “Índio”, comentou sobre sua expectativa para o Coimbra International Cup e o trabalho realizado pela ISBJJA no país europeu.

“A expectativa é muito boa, até porque, depois do Europeu de Coimbra no ano passado, onde ficamos em segundo lugar na classificação geral, a gente adorou a organização, a estrutura do evento. Todos os alunos ficaram muito contentes com a participação e, obviamente, os resultados, individuais e por equipe. Então, a gente espera encontrar um campeonato com estrutura tão boa quanto, e claro, vamos em busca de mais títulos no Coimbra International Cup”, projetou Thiago, que complementou:

“A gente já começou 2024 com ótimos resultados, como no Europeu da IBJJF, por exemplo, e queremos dar sequência. A gente está selecionando bem as competições para entrar com um grande número de alunos e a ideia é chegar forte, trazendo grandes resultados não só individual, mas em equipe. Sobre o trabalho da ISBJJA, eles estão acompanhando o crescimento do Jiu-Jitsu em Portugal. É uma Federação que já possui larga experiência, organização e a gente fica contente de poder ter eventos dessa qualidade aqui. Nós da GFTeam Porto só temos a parabenizar por esse resultado, esse crescimento desde a chegada, e com certeza ainda vai dar muito o que falar”, encerrou.


By por Diogo Santarem 17 Apr, 2024
Marcado para o dia 11 de maio, em Portugal, o Coimbra International Cup vai dar início ao Circuito Ibérico de Jiu-Jitsu , organizado pela ISBJJA – com o apoio da CBJJD – e que faz a sua estreia este ano. As inscrições para a competição, vale citar, seguem abertas no site www.isbjj.com . A expectativa é por grandes eventos ao longo da temporada, a começar por Coimbra, que após o sucesso do Europeu 2023 quer repetir a dose. E entre as equipes que estarão presentes no campeonato, a Ralph Gracie Portugal , liderada pelo faixa-preta Amaury Guimarães, promete fazer barulho. “Nosso planejamento para 2024 está indo de vento em polpa, tanto do ponto de vista de negócio, quanto do desenvolvimento técnico de nossos alunos. Tivemos um primeiro trimestre de muito trabalho, mas com belos resultados internos”, disse Amaury, que continuou: “O Coimbra International Cup veio reacender a chama interna de nossa escola com relação à competições e, por mais que tenhamos muitos alunos que não vivam ainda exclusivamente de Jiu-Jitsu, estes estão se dedicando ao máximo. Isso aumenta ainda mais a nossa expectativa, não só de bons resultados, mas de podermos entrar no campeonato com força total, fazendo com que todos se desafiem em um torneio do porte do Coimbra International Cup”. Natural do Rio de Janeiro, Amaury Guimarães tem 58 anos e pegou uma geração de ouro da arte suave carioca. Hoje, compartilha os ensinamentos que aprendeu com mais de 100 alunos na Ralph Gracie Portugal, localizada no Porto. E empolgado com a chegada da ISBJJA, elogiou: “Sem dúvida, a ISBJJA já é muito conhecida no Brasil (através da CBJJD) pelo seu empreendedorismo, seriedade e qualidade dos campeonatos que realiza, e a sua entrada na Europa foi fantástica através do Campeonato Europeu. Portugal é um país onde o Jiu-Jitsu está em franco crescimento, e certamente a Federação tornou-se um divisor de águas para os amantes da arte suave, fortalecendo o crescimento do esporte no país e na Europa como um todo”, finalizou o faixa-preta.
By por Diogo Santarem 10 Apr, 2024
Lançado de forma oficial este ano, o Circuito Mineirinho Costa Verde de Jiu-Jitsu – organizado pela CBJJD com o apoio da ISBJJA – chega à sua segunda etapa no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de abril, após o sucesso do primeiro evento, realizado em março. Batizado de Angra International Cup, o campeonato acontece no Ginásio Poliesportivo Getúlio Campos Telles, em Angra dos Reis, repleto de atrações. Além das tradicionais disputas com quimono, o evento ainda terá a modalidade No-Gi, Festival Kids, desafios e premiação em dinheiro para os campeões dos absolutos. Secretário de Esportes e Lazer de Angra, Vitor Simões celebrou o sucesso do Circuito, que vem elevando ainda mais o nível do Jiu-Jitsu na região. “O Circuito Costa Verde traz a qualidade dos torneios que acontecem no Rio aqui para a região. Era um sonho antigo da cidade e este ano a gente está conseguindo fazer três etapas. Estamos indo para a segunda e isso faz com que os atletas que não têm condições de se deslocar para outros municípios, participem de campeonatos de alto nível e apareçam no cenário nacional do Jiu-Jitsu”, afirmou Vitor, que completou: “A expectativa, novamente, é uma média de 1000 atletas participando dos dois dias de competição. A maioria dos atletas de Angra dos Reis, muitos frutos de projetos sociais, também apoiados pela Prefeitura de Angra. É a forma que a gente tem de estar proporcionando a esses atletas lutarem um evento dessa magnitude”. Ao final do Circuito Mineirinho Costa Verde 2024, serão selecionados, através de um ranking específico, os melhores da temporada. E como prêmio, eles receberão as tradicionais passagens internacionais da CBJJD. Ao todo, serão quatro passagens para lutar o Europeu da ISBJJA, em Portugal. Sobre a parceria com a Confederação, Vitor comemorou o resultado, que através do apoio da Prefeitura, proporcionou a criação do Circuito: “A Prefeitura de Angra é a grande fomentadora e no caso até patrocinadora de um evento desse nível, que não teria condições de acontecer aqui se não tivesse esse patrocínio. E não faz isso só com o Jiu-Jitsu, faz com diversas modalidades esportivas na cidade. Então, a Prefeitura está de portas aberta sempre para estar recebendo propostas, realizar parcerias e patrocínios que trazem grandes eventos para a cidade. Isso incentiva e fomenta o crescimento cada vez maior da prática esportiva em Angra dos Reis”, encerrou. Terceira e última etapa do Circuito Costa Verde, o Angra Winter National Open irá ocorrer em julho, com pontuação em dobro. Ou seja, muitos atletas terão a chance de “virar o jogo” atrás do topo do ranking.
By Por Diogo Santarém 03 Apr, 2024
O fim de semana da Páscoa foi de muito Jiu-Jitsu na Arena da Juventude, em Deodoro-RJ, que no último sábado (30) recebeu o Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo da CBJJD / ISBJJA , válido pela quinta etapa do Circuito Nacional Mineirinho 2024. Reunindo disputas com e sem quimono, Festival Kids e as tradicionais superlutas, o evento consagrou a Double Five como grande campeã. No kids (pré-mirim ao infanto-juvenil), a equipe foi seguida por Instituto Vencedores em Cristo, R1NG BJJ, Atos JJ e Prime Team, respectivamente. Já no geral (juvenil, adulto e master), com a Double Five em primeiro, a Fábrica de Monstro BJJ ficou em segundo e a GFTeam em terceiro. Nova União e Maré Top Team completaram o Top 5. “O Sul Americano foi um sucesso total, ‘bombou’ como se diz, com destaque para as seis superlutas, sendo três faixas-preta, uma marrom, uma roxa e uma azul”, afirmou Rogério Gavazza, presidente da CBJJD, que completou sobre os novos projetos: “O Circuito Nacional Mineirinho este ano vem indo muito bem, com um trabalho sólido, parceiros importantes e 12 etapas que buscam valorizar os atletas e as equipes. Porém, além dele, também estamos com o Circuito Chileno, o Circuito Costa Verde, o Circuito Costa do Sol e vamos lançar o Circuito Ibérico, totalizando cinco grandes circuitos ao longo da temporada”. Nas superlutas do Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo, os títulos ficaram com os faixas-preta André Gustavo (Fábrica de Monstro BJJ), Igor Tavares (Double Five) e Luiz Marcos (Double Five), o faixa-marrom Marcos Paulo (R1NG BJJ), o faixa-roxa Samuel Torres (R1NG BJJ) e o faixa-azul Lukas Mourão (Fábrica de Monstro BJJ). Campeão do Desafio Brown Belt, o faixa-marrom Marcos Paulo derrotou seu xará Marcos Reis e celebrou: “Graças a Deus deu tudo certo, consegui vencer minha superluta, sair com o cinturão e gostaria de agradecer à minha equipe, R1NG BJJ, e ao Instituto Inoue por tudo que eles têm feito por mim. O evento foi irado e agora é só comemorar”. Nos aguardados absolutos do masculino adulto faixa-preta, Rodolpho Ferreira (Infight) ficou com o título com quimono – além da prata até 94kg -, enquanto Felipe Lessa (Double Five) faturou o No-Gi. Passado o Sul Americano de Jiu-Jitsu Desportivo, a sexta e próxima etapa da temporada está marcada para os dias 4 e 5 de maio, com o Pan Americano – Gi & No-Gi -, no Rio de Janeiro. Ao final do Circuito Nacional Mineirinho, serão selecionados, através de um ranking específico, os melhores atletas. E como prêmio, eles receberão as tradicionais passagens internacionais da CBJJD. Ao todo, serão 17 passagens para lutar o Europeu da ISBJJA, em Portugal. CAMPEÕES SUPERLUTAS – SUL AMERICANO DE JIU-JITSU DESPORTIVO: André Gustavo (Fábrica de Monstro BJJ) – Desafio Master Black Belt Igor Tavares (Double Five) – Desafio Master Black Belt Luiz Marcos (Double Five) – Desafio Black Belt Marcos Paulo (R1NG BJJ) – Desafio Brown Belt Samuel Torres (R1NG BJJ) – Desafio Purple Belt Lukas Mourão (Fábrica de Monstro BJJ) – Desafio Blue Belt
Share by: